sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TEXTUALIDADE E ENSINO


1      O ensino de Língua seja ela Materna ou Estrangeira obtiveram um grande avanço em relação à metodologia do ensino, hoje o texto é a peça fundamental das práticas educacionais; mas infelizmente a realidade ainda não é das mais viáveis, pois muitos professores insistem em utilizar métodos “arcaicos”, usando o texto como base para aula de gramática, ou seja, não consegue extrair deste sua dimensão textual-discursiva.

 Com o usufruto da linguística, muitos conceitos foram renovados: a língua não é mais considerada como um conjunto de normas e regras, mas passa a ser considerada como um fenômeno social. O texto é a base das práticas sociais “usar a linguagem é uma formar de agir socialmente, de interagir com os outros, e o de que essas coisas somente acontecem em textos”.( Irandé, 2009, p.49), ou seja, os textos são produzidos na medida em que nos comunicamos seja oralmente ou por escrito.   Atrelado a esses novos conceitos os Gêneros Discursivos e Textuais vão ganhando espaço dentro da prática interacional socioeducativa. 

Trabalhar com os gêneros é fazer com que o aluno tenha o contato real e concreto da língua, visto que  para cada meio de comunicação há um texto específico. Ao explorar o texto na sua dimensão social-discursiva, o professor faz com que suas aulas se tornem mais dinâmicas, como confirma os PCNs (2006): o ensino das línguas nas suas quatro habilidades- compreensão oral compreensão escrita, expressão escrita e expressão oral, devem estar focadas para uma aplicação, no qual o aluno possa obter em sua formação, instrumentos para enfrentar as situações adversas da comunicação em uma sociedade globalizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário